Disciplina Curricular
Ciências e Tecnologias do Fabrico I CeTdFI
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular pretende apresentar aos alunos técnicas avançadas de monitorização, modelação e controlo de processos de fabrico bioquímicos / biotecnológicos. Inclui conceitos de modelação mecanística e empírica, juntamente com ferramentas de simulação de biossistemas dinâmicos com o objetivo principal de compreender os princípios de operação, supervisão, monitorização, diagnóstico e controlo de falhas. Os alunos aprenderão metodologias para reconciliação e análise de dados históricos de processo. Uma exposição abrangente a algoritmos de simulação de processos, ferramentas matemáticas multi-paramétricas (análise de dados quimiometria / análise multivariada) e técnicas de monitorização de processos estão entre as competências mais importantes obtidas pelos alunos deste curso.
Programa
- Monitorização, supervisão e controlo de processos químicos e biológicos. - Análise estatística multivariada. - Gestão e processamento de dados industriais. - Conceitos de ciência de dados e dashboarding. - Sistemas de equações diferenciais: simulação de processos. - Metodologias de análise exploratória de dados. - Aprendizagem automática: métodos não supervisionados. - Aprendizagem automática: métodos supervisionados. - Métodos lineares versus não-lineares. - Boas práticas de modelação. - Desenvolvimento e implementação de algoritmos. - Optimização: métodos baseados em gradiente e métodos evolutivos. - Controlo estatístico de processo. - Controlo por feedback: controlador PID. - Estratégias de controlo avançado.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular assenta em sessões teórico-práticas (TP) e práticas-laboratoriais (PL). Nas primeiras são ministrados os conceitos sempre assentes em estudos de caso. Os estudantes acompanham as sessões teórico-práticas através dos materiais previamente distribuídos antes das sessões (tipicamente conjuntos de diapositivos e vídeos). As sessões PL decorrem numa sala de computadores onde os estudantes executam tarefas previamente designadas utilizando software adequado. Os estudantes executam as tarefas em grupos de dois elementos e são acompanhados durante a sessão. O software preconizado para as sessões PL varia com o objetivo. São usados: Matlab (Mathworks), Excel (Microsoft), Orange (University of Ljubljana) and Python (Phyton Software Foundation). As aulas são ministradas preferencialmente em Inglês. A avaliação consiste na execução de um projeto (em grupos de dois elementos) que é transmitido aos estudantes no início do curso. Os estudantes devem escolher um artigo científico onde esteja descrito um modelo matemático de um processo (químico ou biológico) baseado em equações diferenciais de primeira ordem. Os estudantes devem implementar esse sistema e comparar as simulações com os resultados reportados no artigo. Devem depois usar esse sistema para simular dados de produção fazendo variar condições de fabrico assim como simulação de falhas. Após a geração dos dados, os grupos trocam informação. A partir desse momento, o foco de cada grupo consiste na análise dos dados de processo produzidos por outro grupo, usando as ferramentas adequadas de entre as estudadas nas aulas e com o objetivo de extrair o máximo de conhecimento desse processo a partir dos dados. No final, existe uma sessão de apresentação, onde cada grupo apresenta o seu trabalho (componente de selecção do artigo e simulação e a componente de análise dos dados gerados pelos colegas). A discussão envolve também o grupo que fez a geração dos dados. A apresentação tem uma duração de 20 min seguidos de 15 min de discussão. A classificação final decorre do acompanhamento dos estudantes durante as sessões TP e PL (30%), do trabalho final (50%) e da prestação na apresentação final (20%).