Disciplina Curricular
Engenharia Farmacêutica I EFI
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Aquisição de conhecimentos complementares com importância para o exercício prático das funções de Engenharia Farmacêutica, nomeadamente as de projecto de unidades farmacêuticas e biofarmacêuticas. Os alunos deverão adquirir uma visão integrada dos processos de produção e purificação de produtos biofarmacêuticos, através do estudo dos fundamentos teóricos das diversas operações unitárias utilizadas nas diferentes fases do seu fabrico, de modo a se obter um produto final com elevada pureza e valor acrescentado. No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de definir uma estratégia para a produção e purificação de produtos biofarmacêuticos, incluindo os equipamentos adequados para cada operação unitária selecionada.
Programa
Pretende-se oferecer uma visão geral dos benefícios tecnológicos e económicos a serem obtidos com a implementação de processos contínuos na indústria biofarmacêutica (sistemas contínuos versus sistemas integrados). O uso de tecnologias de uso único ao lado de plataformas de produção de perfusão e operações a jusante. O programa da UC encontra-se dividido em 2 grandes tópicos: PROCESSAMENTO A MONTANTE - Produção de produtos farmacêuticos em reatores biológicos. Fermentação descontínua, com adição periódica de substratos e contínua. Cultura de células microbianas e animais. Desenvolvimento de meios de cultura. Esterilização e condições assépticas. Transferência de massa e calor. Transferência e consumo de oxigénio. Agitação e mistura. Parâmetros operacionais, monitorização e controlo. Colheita e recuperação de células. Desenvolvimento de parte de produção em bioprocessos. PROCESSAMENTO A JUSANTE - Critérios de seleção para processos de separação e purificação. Produtos intracelulares e extracelulares. Separação sólido-líquido: filtração, sedimentação e centrifugação. Ruptura celular. Recuperação e concentração de produtos biológicos: processos de membranas (microfiltração e ultrafiltração). Purificação final: cromatografia. Desenvolvimento de processos de purificação.
Métodos de ensino e avaliação
As metodologias de ensino pretendem fomentar a aprendizagem baseada em resolução de problemas e por projectos, reforçando-se a aprendizagem activa, o trabalho autónomo e a responsabilização do estudante. O método de avaliação tem duas componentes, cada uma com um peso de 50% na nota final. Uma componente de avaliação continua - PROJETO - onde os alunos, em grupos de 4-5, propõem um processo de fabrico para um determinado produto biofarmaceutico, e que inclui uma apresentação final do processo proposto. E um exame com nota mínima de 8 valores onde os conceitos dados nas aulas teóricas serão avaliados individualmente. NOTA FINAL = 50% Exame + 50% Projecto