Disciplina Curricular
Farmacotecnia Industrial II FII
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Objectivo da UC: preparar os mestrandos para o desenvolvimento, produção industrial e controlo de sistemas dispersos (emulsões, suspensões e aerossoles) e de formas farmacêuticas (pomadas, supositórios e óvulos). No final desta UC, o estudante deve ser capaz de: • Adequar e desenvolver formas farmacêuticas. • Responder às necessidades da indústria na área da produção e controlo da qualidade de medicamentos. • Explicar a natureza, sequência e organização de processos unitários envolvidos na produção e controlo dos produtos farmacêuticos acima referidos para obedecerem às especificações do produto fabricado, quer seja um intermédio ou um medicamento. • Conhecer os critérios de selecção das técnicas e equipamentos mais adequados. • Traçar e respeitar especificações de matérias-primas, produtos finais e material de acondicionamento. • Escolher matérias-primas e técnicas comuns em operações de rotina.
Programa
SISTEMAS DISPERSOS: propriedades e caracterização. EMULSÕES: Formulação. Agentes tensioactivos/ emulsificantes. Preparação e Produção. Equipamentos. Controlo da Qualidade. Conservação. Emulsões especializados. DISPERSÕES COLOIDAIS: Estabilidade dos colóides. Preparação das dispersões coloidais. Estabilidade durante a produção. Formação de micelas. SUSPENSÕES: Aspectos físicos e características. Teoria das suspensões. Formulação. Preparação e Produção. Equipamentos. Controlo da Qualidade. Conservação. Formas complementares das suspensões. AEROSSOLES: Inalação como via de administração. Formulação e produção. Dispositivos. Avaliação dos aerossoles. Caracterização / testes específicos de Controlo da Qualidade. PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS SEMISÓLIDAS PARA APLICAÇÃO LOCAL NA PELE E MUCOSAS + PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS PARA APLICAÇÃO RECTAL E VAGINAL: Formulação. Produção. Equipamentos. Controlo da Qualidade. CICLODEXTRINAS: aplicações e exemplos de formulações. A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: universo regulamentar. Configuração das unidades farmacêuticas industriais. Utilidades e sistemas de suporte. Arquitectura e desenho das instalações. Fluxos de processo, equipamentos, pessoas e resíduos. Formas farmacêuticas líquidas e semi-sólidas: equipamentos e processos. AULAS PRÁTICAS: Realização dos exercícios de aplicação numérica sobre emulsões e suspensões. Proposta para fabrico de suspensões, emulsões, formas tópicas, rectais e vaginais.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas: métodos clássicos de transmissão de conhecimento, aulas expositivas, meios audiovisuais ilustrativos das matérias e exemplos reais. Trabalho final (60%). Ensino prático: Avaliação contínua (40%): Trabalhos de grupo baseados em problemas: • Discussão em grupo e consulta de bibliografia na aula no momento a) da escolha dos excipientes e das respectivas quantidades na fórmula em discussão, b) do delineamento experimental a nível de investigação, escala piloto e industrial, e c) escolha dos ensaios de controlo da qualidade em processo e no produto final. • Racionalidade técnica e possibilidade de realização prática de formulações baseadas nas propriedades intrínsecas do fármaco. • Apresentação oral com recurso a ppt na aula seguinte (proposta de formulação, produção e controlo da qualidade reflectida e após consulta de documentação).