Disciplina Curricular

Engenharia Farmacêutica II EFI

Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023

Contextos

Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo geral capacitar os alunos para o desenvolvimento de produto na Indústria farmacêutica. O programa visa conferir competências no âmbito da engenharia de partículas tendo em conta o controlo da forma cristalina, particle-design, estabilidade e libertação controlada. No final desta unidade os alunos deverão ser capazes de: - Fazer uma análise crítica a uma dificuldade decorrente de um processo ou produto farmacêutico, baseada em fundamentos científicos e no contexto de práticas (reguladas) da indústria farmacêutica. - Propor alternativas de processo para vencer dificuldades de produção, fundamentadas com conhecimentos das tecnologias farmacêuticas e de casos de estudo clássicos. - Aplicar ferramentas de engenharia, tais como modelos matemáticos, para interpretar resultados e otimizar processos.

Programa

O programa aborda temas específicos e relevantes no contexto da produção farmacêutica atual e lecionação contará com a participação de especialistas da indústria farmacêutica. Os principais temas abordados são: - Engenharia de formas cristalinas (polimorfismos e co-cristailização) - Design de partículas por tecnologia de secagem por atomização (spray-drying) - Criopreservação e liofilização - Micro e nano encapsulação - Libertação controlada de fármacos - Estabilidade de medicamentos biológicos.

Métodos de ensino e avaliação

Os temas serão abordados num contexto teórico-prático com a colaboração de engenheiros doutorados da indústria farmacêutica, que contribuirão com a sua experiência. Os conhecimentos adquiridos serão aplicados em trabalhos práticos, demonstrativos, casos de estudo e desafios que serão propostos para desenvolvimento em equipas. A avaliação decorrerá em modelo contínuo e consistirá na análise e proposta de resolução de casos de estudo. Existirão 3 momentos de avaliação, dois testes e um projeto para resolver em grupo. A apresentação do trabalho de grupo valerá 20% da nota final e os testes valerão 40% cada um. Os alunos poderão recuperar ambos os testes na época de recurso ou na época especial. A nota do trabalho de grupo não poderá ser recuperada nos exames. Não existe nota mínima para aprovação em nenhuma das avaliações.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre