Disciplina Curricular
Projecto de Instalações Farmacêuticas PdIF
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Componente Curricular
Período:
Peso
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos devem conseguir integrar conhecimentos obtidos nas disciplinas do elenco curricular do Mestrado em Engenharia Farmacêutica com vista à elaboração de um projeto de uma unidade de produção de fármacos, que envolve várias etapas diferentes: análise de mercado, escolha do processo, consulta de patentes, elaboração do diagrama de fabrico, escolha de equipamento, layout da unidade industrial e por último avaliação económica para a obtenção da rentabilidade. Conferir competências para o exercício de funções de Engenharia Farmacêutica, nomeadamente as de projecto de unidades farmacêuticas, através de conhecimentos complementares leccionados, fomentando a análise crítica, o contacto com fornecedores de equipamento e de serviços,a utilização de fontes de dados, nacionais e internacionais, bem como contribuir para o desenvolvimento de competências ao nível do trabalho colaborativo
Programa
Análise de mercado, com base nos dados de mercado nacionais e internacionais obtidos pelos alunos. Definição do processo de fabrico, de acordo com as formulações relevantes. Elaboração de Balanços de Massa e de Energia respeitantes às peças de equipamento principais. Elaboração de um Diagrama de Processo (PFD). Escolha do equipamento base. Escolha e quantificação das utilidades. Definição do layout. Terminando no cálculo do investimento, custo de produção e análise de rentabilidade.
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular está baseada na aprendizagem por projetos, fomentando a autonomia, a integração de conhecimentos, o trabalho em equipa, os contactos com entidades exteriores à escola (nacionais /estrangeiras), o sentido crítico, criatividade, a utilização de diversas ferramentas, garantindo, assim, o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. O desenvolvimento do projeto obriga à entrega de um relatório com apresentação oral, promovendo competências de comunicação escrita e oral. Esta metodologia, permite preparar os alunos para os desafios que poderão vir a encontrar no futuro. A avaliação corresponde à elaboração de um projecto de indústria farmacêutica, por grupos de 4/5 alunos. Os alunos elaboram um relatório escrito com apresentação oral, e discussão dos resultados. Ao longo do semestre, os alunos são avaliados em função dos objetivos atingidos semanalmente.