Disciplina Curricular
Dissertação D
Mestrado Bolonha em Engenharia Farmacêutica - Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9070/2022 & Despacho n.º 10635-2023 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A dissertação é um projeto com a duração de um semestre enquadrável em uma de três modalidades: projeto em empresa; tese científica; projeto SCOPE. Os objetivos de aprendizagem dependerão do projeto de tese específico, mas no final, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: - Aplicar os conhecimentos adquiridos no mestrado no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico ou de gestão. - Estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas no mestrado necessárias para desenvolver o projeto de tese. - Pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas, legislação, entrevistas, inquéritos) relevantes para o projeto. - Planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador. - Desenvolver competências intrapessoais, interpessoais e de pensamento crítico e inovador. - Escrever e apresentar oralmente e discutir uma dissertação.
Programa
A dissertação é definida inicialmente pelos orientadores ou sob orientação dos mesmos, devendo realizada na FFUL ou fora da FFUL, preferencialmente, em ambiente industrial/empresarial. As seguintes modalidades são possíveis: 1. Tese científica: uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou da área de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional. 2. Projeto em empresa (preferencial): projeto individual focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer uma solução ou análise vocacionada para uma implementação a curto prazo. 3. Projeto SCOPE: trabalho em equipa multidisciplinar com base em problemas/desafios reais e complexos apresentados por empresas ou instituições e que exigem contribuições de estudantes de diferentes cursos da FFUL/ULisboa. Durante o desenvolvimento e avaliação da dissertação, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais, embora a natureza destas competências dependa do projeto de tese específico: Pensamento crítico e inovador (criatividade, estratégias de resolução de problemas); Competências intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, perseverança, motivação pessoal); Competências interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação).
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação do desempenho do estudante, avaliação do documento de dissertação e apresentação/discussão pública frente a um júri de acordo com as normas da legislação portuguesa, designadamente o Regulamento de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa. Em termos éticos, em qualquer avaliação o estudante deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo estudante deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.