Disciplina Curricular
Práticas Laboratoriais Integradas PLI
Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Obrigatórias
Período:
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo aplicar de uma forma integradora e com uma forte componente laboratorial os conhecimentos teóricos adquiridos em várias temáticas leccionadas no curso. Neste contexto, no final da UC os alunos deverão ter adquirido as competências necessárias para: i) definir programas de amostragem em função da matriz e do parâmetro a ser monitorizado, de acordo com a legislação em vigor; ii) escolher as diferentes metodologias a aplicar tendo em conta os objetivos em vista; iii) analisar parâmetros de qualidade química e microbiológica em matrizes alimentares; iv) comentar os resultados obtidos em termos de fiabilidade (validação dos resultados), de qualidade do produto alimentar e de possível interação com a saúde humana, animal, ou ambiental; v) conhecer as novas tecnologias a aplicar a matrizes alimentares ou seus sub-produtos com vista à sua valorização e numa perspectiva de economia circular.
Programa
Os tópicos a abordar no ensino teórico incluem: i) programação de uma análise tendo em conta os principais factores que podem condicionar a qualidade dos resultados; (ii) fundamentos teóricos das metodologias utilizadas no ensino prático da UC: metodologias: de preparação de amostras, analíticas instrumentais (espectroscopia de absorção e de emissão molecular, métodos espectroscópicos atómicos, espectrometria de massa, métodos eletroanalíticos, cromatografia em fase gasosa e líquida); de análise microbiológica; de análise sensorial; metodologias in vitro para avaliar a toxicidade de compostos bioativos; (iii) adquirir conhecimentos sobre os fundamentos de tecnologias emergentes. O ensino laboratorial pretende ilustrar os temas bordados no ensino teórico. Temas a abordar: • Controlo de material e equipamento de laboratório • Determinação do valor nutritivo de alimentos. • Avaliação sensorial e reométrica de alimentos/bebidas • Caso de estudo 1: monitorização da qualidade de uma água potável (engarrafada ou da rede de abastecimento). • Caso de estudo 2: avaliação de parâmetros de qualidade de alimentos/bebidas. • Caso de estudo 3: Avaliação da qualidade microbiológica dos alimentos e de água para consumo humano. • Técnicas de cultura celular. Realização e interpretação dos resultados de um teste de citoxicidade in vitro. • 8. Aplicação da tecnologia microbiana e enzimática na produção de alimentos e de embalagens sustentáveis biodegradáveis, a partir de sub-produtos de origem marinha.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico consiste em aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais, onde se incentiva a ativa participação dos alunos. No ensino laboratorial os alunos trabalham em grupo executando as diversas metodologias e fomentando a análise crítica dos resultados obtidos e possíveis causas de erro. Em cada módulo desta UC será feita uma avaliação contínua apoiada em provas orais ou em pequenos testes/relatórios escritos.