Disciplina Curricular

Toxicologia dos Alimentos TAli

Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016

Contextos

Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Obrigatórias

Período:

Peso

5.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende proporcionar bases e conhecimentos para que o aluno possa compreender e discutir com competência questões na área da toxicologia dos alimentos, como: 1. Distinguir entre abordagens cientificas e pseudocientíficas relacionadas com a toxicologia dos alimentos; 2. Explicar os princípios básicos e conceitos de toxicologia aplicados à toxicologia dos alimentos; 3. Compreender a relação entre as metodologias de avaliação de risco e a segurança alimentar; 4. Identificar e discutir questões relacionadas com a presença e gestão da toxicidade de alimentos e compostos potencialmente tóxicos nos alimentos; 5. Explicar a razão da inexistência da segurança absoluta dos alimentos sob o ponto de vista toxicológico; 6. Compreender os problemas/dificuldades que atingem a ciência da toxicologia, e como isso se reflete nas atitudes do público e política nacional sobre a segurança dos alimentos ou constituintes dos alimentos. Compreender igualmente a importância dos organismos que tutelam a regulamentação (WHO, EFSA, FDA, IARC), assegurando uma maior segurança alimentar. Todos estes objetivos se inserem no âmbito do programa da UC de Toxicologia dos Alimentos.

Programa

Introdução e objectivos da UC. Natureza e complexidade dos alimentos. Fatores nutricionais e potencial tóxico dos alimentos e seus constituintes. Toxicocinética, toxicodinamia e toxicidade. Toxicologia versus segurança alimentar. Avaliação de risco e segurança alimentar. Definição de ADI, TDI e PTWI. Avaliação in vivo. Livro Branco da Segurança Alimentar. Leitura e debate de incidentes ou surtos de natureza toxicológica com impacto na regulamenação atual. Regulamentação. Níveis de contaminantes, aditivos e resíduos em alimentos. Efeitos da exposição a agentes tóxicos: neurotóxicos, cancerigénicos, desreguladores endócrinos, alergias alimentares e efeitos a nível do desenvolvimento Riscos para a saúde e exposição alimentar: 1-Risco biológico: Bactérias, fungos, virus, parasitas. 2-Risco químico: Aditivos alimentares. Resíduos de pesticidas. Resíduos de medicamentos de uso veterinário. Problemática na Saúde Pública. Limites máximos de resíduos. Contaminantes orgânicos (dioxinas, PCBs, hidrocarbonettos aromáticos policíclicos e aminas aromáticas heterocíclicas), contaminantes inorgânicos (metais, nitratos e nitritos). Nanomateriais na Indústria Alimentar 3-Risco físico: Contaminantes radioactivos. 4- Tóxicos naturais: Micotoxinas, toxinas de cogumelos, toxinas de plantas e ficotoxinas. Segurança na alimentação infantil.

Métodos de ensino e avaliação

a) Aulas tutoriais, sendo algumas delas ministradas por especialistas da ASAE e Instituto Politécnico de Santarém; b) Apresentação pelo docente de temas em que os alunos são estimulados a participar, aceitando-se ainda temas propostos pelos alunos no contexto desta UC, para desenvolvimento de um trabalho prático; c) Realização em grupo de casos, exercícios e problemas, bem como a análise crítica de artigos científicos e guidelines na área da Toxicologia dos alimentos; Cada aluno desenvolverá um tema no âmbito desta UC orientado pelo docente e que será posteriormente apresentado, com o peso de 30% da nota final. Será igualmente efectuado um exame escrito, que terá um peso de 70%, da nota final. A assiduidade será um requisito de avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre