Disciplina Curricular
Processos Tecnológicos e Sistemas da Qualidade nas Indústrias PTSQI
Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Obrigatórias
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos principais da unidade curricular de Processos Tecnológicos e Sistemas de Qualidade das Indústrias Alimentares são (i) estudo dos aditivos alimentares, incluindo a utilização em embalagens ativas e inteligentes, (ii) a caracterização sumária dos processos tecnológicos mais correntes nas principais indústrias de alimentos, nomeadamente das carnes, pescado, lacticínios, hortofrutícolas, cereais, bebidas, oleaginosas refeições pré-cozinhadas, assim como novas tecnologias (iii) o desenvolvimento de planos HACCP para os alimentos dos vários grupos. Para atingir este objectivo os alunos adquirem conhecimentos e competências que lhes permitam desenvolver os planos HACCP adequados a diferentes situações. Os vários temas são inicialmente abordados a nível teórico. No ensino prático pretende-se ilustrar os assuntos estudados com aplicação a situações e problemas no âmbito dos processos tecnológicos dos alimentos dos vários grupos e do seu controlo da qualidade. Nesta perspetiva os alunos desenvolvem um trabalho sobre um determinado alimento ou género alimentício nas vertentes do processamento tecnológico e de um plano HACCP, com a identificação dos pontos críticos do processo. Os estudantes deverão igualmente desenvolver aptidão de estudo autónomo, de capacidade de pesquisa e crítica, de comunicação e interligação de conceitos com os vários pontos do conhecimento a adquirir.
Programa
Aditivos Alimentares utilizados nos processos tecnológicos. Embalagens ativas e inteligentes, utilização de compostos bioativos. Caracterização sumária dos processos tecnológicos mais correntes nas principais indústrias de alimentos: carnes, pescado, laticínios, hortofrutícolas, cereais, bebidas, oleaginosas e de refeições pré-cozinhadas. Princípios do sistema HACCP. Perigos e medidas preventivas. Identificação dos pontos críticos do controlo (PCC). Monitorização para cada PCC. Medidas corretivas. Procedimentos de verificação e sistema documental de todos os procedimentos. Implementação do sistema HACCP às indústrias alimentares. Inovação nos processos tecnológicos na indústria alimentar.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentação pelo docente de temas em que os estudantes são estimulados a participar, pela realização em grupo de casos-estudo, exercícios, planos HACCP, bem como a análise crítica de artigos científicos e guidelines da área. Desenvolvimento de um trabalho sobre um determinado alimento ou género alimentício na perspetiva do processamento tecnológico e de um plano HACCP, com a identificação dos pontos críticos do processo. A avaliação de aprendizagem é contínua. A componente prática contribui em 30% para a avaliação final e o exame escrito final em 70%.