Disciplina Curricular
Seminários Sem
Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Dissertação
Período:
Peso
8.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem como objetivo principal o contacto dos alunos com vários temas atuais expostos por convidados experts em certas matérias e provenientes da indústria alimentar e de centros de investigação. Outro dos objetivos é chamar a atenção para temas pertinentes e atuais levando os alunos a desenvolverem temas e arranjar soluções para divulgação desses temas junto de um publico alvo.
Programa
Os conteúdos programáticos variam de ano para ano e dependem dos oradores convidados e das suas áreas de especialização e também dos temas escolhidos pelos alunos para desenvolver e divulgar junto de um público-alvo. Alguns dos temas abordados pelos palestrantes são: - Alimentos na inflamação e cancro - Alegações alimentares na UE. Avaliações científicas da EFSA - Uma viagem pela Tabela Periódica: Os elementos químicos na saúde e na doença - Perigos e benefícios dos antioxidantes - Aplicação de modelos celulares para o estudo da bioatividade de alimentos e produtos naturais - O papel das algas na alimentação. Desenvolvimento de produtos alimentícios à base de algas - Certificação de produtos alimentares - Interação de alimentos e suplementos com medicamentos - Oportunidades e desafios éticos em qualidade alimentar - A nutrigenética no presente e futuro na nutrição e saúde. - Food Skills em crianças. Importância alimentar e nutricional
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino teórico são palestras dadas por oradores convidados. A metodologia do ensino prático consiste na escolha pelos alunos de temas de interesse para divulgação, trabalhar nesses temas e cada aluno desenvolver um flyer para divulgação a um determinado publico. Os alunos fazem também apresentações publicas dos trabalhos conduzidos com vista ao desenvolvimento da sua tese de mestrado e respondem a questões feitas pelas pessoas da audiência. Os alunos são avaliados pelo trabalho que apresentam no flyer