Disciplina Curricular

Alimentos Geneticamente Modificados AGM

Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016

Contextos

Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Optativas > Opção I

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular tem como objetivo principal a definição, produção, identificação, caracterização, validação e importância dos alimentos geneticamente modificados. A UC pretende responder às seguintes questões: o que são AGM? Como são obtidos? Qual a sua evolução? Como são detetados e validados? Quais os riscos destes alimentos? Qual a regulamentação que rege a sua aprovação, produção e comercialização? Nesta perspetiva visa proporcionar aos estudantes a aquisição de competências sobre os AGM, as técnicas de produção, identificação, validação, aprovação e regulamentação de alimentos geneticamente modificados. O ensino prático destina-se a ilustrar os assuntos estudados na componente teórica com aplicação a situações e problemas no âmbito dos alimentos geneticamente. Os estudantes deverão igualmente desenvolver aptidão de estudo autónomo, de capacidade de pesquisa e crítica, de comunicação e interligação de conceitos com os vários pontos do conhecimento a adquirir.

Programa

1. ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (AGM) Definição. História. Melhoramento Clássico. Importância a nível Mundial. Benefícios do consumidor. Possíveis riscos para a saúde humana. 2. OBTENÇÃO DAS PLANTAS GENETICAMENTE MODIFICADAS Novas tecnologias de produção. Modificação genética. Tecnologia do DNA recombinante. 3. ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS DE PRIMEIRA GERAÇÃO Melhoramento de características agronómicas. Plantas protegidas contra a acção de insectos. Plantas tolerantes aos herbicidas. Plantas resistentes a doenças. Organismos geneticamente modificados na produção de alimentos. 4. ALIMENTOS GENETICAMENTE MODIFICADOS DE SEGUNDA GERAÇÃO Melhoramento das qualidades nutritivas das plantas. Plantas como biorreactores. Aumento da produtividade. 5. DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DOS AGM NO FUTURO Utilização de novos marcadores. Aumento da estabilidade genética. Controlo da expressão proteica. Coordenação da expressão de vários genes por engenharia metabólica. 6. DETECÇÃO DE ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS EM ALIMENTOS Detecção baseada na presença de proteínas. Química. Imunológica. Deteção baseada na presença de DNA. Métodos de deteção por PCR qualitativa para rastreio. Métodos de deteção por PCR qualitativa para identificação específica. Métodos quantitativos por PCR 7. VALIDAÇÃO DOS MÉTODOS 8. REGULAMENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO

Métodos de ensino e avaliação

Apresentação pelo docente de temas em que os estudantes são estimulados a participar pela realização em grupo de casos, bem como a análise crítica de artigos científicos e guidelines da área e realização de um trabalho sobre a obtenção de um AGM. Pesquisa nos sites da FDA, EFSA de alimentos geneticamente aprovados, em aprovação e em reanálise, assim como sobre as metodologias utilizadas a nível regulamentar. Discussão de casos-estudos sobre alimentos geneticamente modificados. A avaliação de aprendizagem é contínua. O contributo do trabalho prático para a classificação final é de 40% e o exame escrito final é de 60%.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre