Disciplina Curricular

Antioxidantes Naturais e Sintéticos ANS

Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016

Contextos

Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Optativas > Opção I

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos de aprendizagem O aluno deverá adquirir, relacionar e aprofundar diversos conceitos e conhecimentos sobre mecanismos associados ao stress oxidativo e aos principais antioxidantes de origem natural e sintética. O aluno deverá também conhecer as principais metodologias para detetar e quantificar a formação de espécies reativas de oxigénio e adquirir bases sólidas sobre as diferentes classes de antioxidantes. No final da UC, o aluno deverá ter adquirido as bases teóricas para posteriormente poder estudar e interpretar fenómenos biológicos complexos associados ao stress oxidativo e compreender o papel dos antioxidantes em diferentes contextos na área alimentar.

Programa

1. Apresentação da UC de Antioxidantes Naturais e Sintéticos Abordagem geral à área científica dos Antioxidantes. Descrição dos conteúdos e da avaliação da aprendizagem na UC. 2. Stress oxidativo Definição. Fontes de produção, moléculas alvo e principais produtos formados. Formação e degradação de espécies reativas de oxigénio e azoto. Interação de espécies radicares com lípidos, proteínas e ácidos nucleicos. 3. Antioxidantes Definição geral e exemplos. Abordagem geral às diferentes metodologias experimentais para avaliação in vitro e in vivo do potencial antioxidante. 4. Enzimas antioxidantes Mecanismo de atuação de enzimas antioxidantes: catalase, citocromo C peroxidase, glutationa peroxidase, peroxirredoxinas, superóxido dismutases, glutationa redutase e glutationa-S-transferases. Polimorfismos genéticos em enzimas antioxidantes. 5. Antioxidantes não-nutritivos Importância do ácido chiquímico na formação de compostos antioxidantes nos vegetais. Compostos fenólicos naturais: flavonoides, taninos, fenilpropenóides, cumarinas e lignanos. Mecanismos de ação e principais fontes naturais. Compostos fenólicos sintéticos: BHA, BHT, TBQP, NDGA, PG. Mecanismos de ação e aplicações. Compostos miméticos das enzimas superóxido dismutases (SODm). 6. Antioxidantes nutritivos Mecanismos de ação do alfa-tocoferol, ácido ascórbico, (ação anti e pró-oxidante), carotenoides, isómeros do ácido linoleico, n3-PUFA, cis-MUFA. A importância do selénio como elemento antioxidante.

Métodos de ensino e avaliação

Métodos de Ensino-Aprendizagem: Apresentação pelo docente de temas em que os alunos são estimulados a participar. Métodos de Avaliação: A avaliação da aprendizagem é contínua. Apresentação oral de um tema da área dos antioxidantes e sua respetiva discussão (40%) e exame escrito sumativo final (60%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre