Disciplina Curricular

Análise Sensorial e Reométrica ASR

Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016

Contextos

Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Optativas > Opção II

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos e competências na área da avaliação sensorial e reométrica de alimentos e percebam a importância da sua aplicação em empresas do sector alimentar, como ferramentas a utilizar no desenvolvimento de novos produtos e no controlo de qualidade. No fim do módulo os alunos deverão: (i) ter percebido a importância da abordagem analítica conjunta (análise sensorial e reométrica) no design, modificação e avaliação de parâmetros de qualidade nos alimentos; (ii) conhecer as dificuldades inerentes à análise sensorial e dominar as metodologias para obtenção de dados credíveis (Acreditação do Laboratório e certificação de produtos); (iii) identificar os parâmetros reológicos e conhecer os requisitos regulamentares para os testes reométricos; (iv) interpretar os estudos de caso com as ferramentas sensoriais e reométricas; (v) perceber alterações de formulações necessárias a estimular a alimentação em doentes com patologias e tratamentos específicos. A presença de oradores convidados será essencial para troca de experiências, através de situações reais.

Programa

Nesta unidade curricular (UC) apresentar-se-ão vários temas relacionados com a aplicação de metodologias avançadas de análise com ênfase em desenvolvimentos recentes, entre os quais: • Análise Sensorial e Análise Reométrica: Fundamentos, contextualização e inter-relação no domínio dos alimentos; • Fisiologia dos Sentidos: o homem como instrumento de medida • Análise Sensorial: ferramenta no controlo de qualidade e avaliação de alimentos • A Reologia, os alimentos e a saúde • Estratégias de reformulação tecnológica de produtos alimentares adaptados a patologias

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação da UC será efetuada com base num artigo de revisão elaborado, apresentado e discutido em aula, sobre um tópico relacionado com o programa da UC, tendo em conta uma lista de temas previamente distribuída pelos docentes ou temas propostos pelos alunos e aprovados pelo responsável da UC. A classificação final da unidade curricular levará em consideração: (i) a avaliação do artigo de revisão (40%); (ii) a avaliação da apresentação oral e discussão (40%); (iii) participação nos fóruns de discussão em grupo tendo como base as apresentações dos convidados(20%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre