Disciplina Curricular

Qualidade da Água para Consumo Humano QACH

Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016

Contextos

Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Optativas > Opção II

Período:

Peso

4.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular (UC) tem um carácter profissionalizante no contexto do plano de estudos do Mestrado em Qualidade Alimentar e Saúde. Esta UC tem por objetivo geral o estudo da qualidade da água de consumo humano numa perspetiva legal, técnica e de saúde humana. No contexto da qualidade da água para consumo humano, a UC orienta o ensino para a utilização da legislação em vigor, tratamento da água bruta, protocolos de amostragem, parâmetros de qualidade (organoléticos, físico-químicos e microbiológicos), monitorização da qualidade da água e apresentação de um boletim analítico. Apresentação de vários de casos de estudo direcionados para o problema dos contaminantes de interesse emergente, lecionados em modo e-learning por oradores convidados especialistas na área, os quais falarão sobre os desafios e contingências deste tipo de contaminantes em contexto empresarial. No fim da UC os alunos deverão ser capazes de definir qualidade, nomeadamente qualidade da água de consumo humano e estabelecer protocolos de amostragem, tratamento e monitorização da qualidade da água, assim como avaliar a qualidade da água numa perspetiva legal e de saúde humana.

Programa

A UC apresenta várias áreas temáticas no âmbito da qualidade da água: i) Legislação nacional e comunitária que regulamenta a qualidade das águas superficiais e subterrâneas destinadas à produção de água para consumo humano e da água de abastecimento; ii) Parâmetros de qualidade da água; iii) Metodologias mais adequadas para a monitorização dos vários parâmetros da qualidade da água (químicas e microbiológicas), de acordo com os respetivos valores guia (valores máximos recomendáveis, valores máximos admissíveis e valores paramétricos) e requisitos analíticos da legislação aplicável a cada tipo de água; iv) Boletim analítico: avaliação dos resultados analíticos numa perspetiva legal, analítica e de saúde humana; v) Etapas do tratamento da água nas estações de tratamento da água (ETA); vi) Protocolos de amostragem e conservação para os vários tipos de amostras; vii) Casos de estudo: contaminantes de interesse emergente.

Métodos de ensino e avaliação

A metodologia de ensino é expositiva e os alunos são estimulados a participar ativamente. A UC também contará com a participação de oradores convidados e que podem assim contribuir com exemplos ilustrativos na área dos contaminantes de interesse emergente. A avaliação dos conhecimentos é realizada através de exame final escrito e através da participação dos alunos em quizzes de avaliação contínua. A classificação final da unidade curricular será dada pelo resultado do exame final (85%), assiduidade (5%) e participação nos quizzes (10%).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre