Disciplina Curricular
Organização de Laboratórios OLab
Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Optativas > Opção II
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A unidade curricular (UC) pretende que os alunos percebam a dinâmica global de um laboratório de análises físico-químicas, microbiológicas ou sensoriais e o modo como devem intervir na organização do mesmo, tendo como objetivo principal assegurar a obtenção de resultados analíticos credíveis. No final desta UC, o estudante deve ser capaz de desempenhar holisticamente o papel de auditor técnico.
Programa
Nesta UC serão abordados assuntos relacionados com as regras a seguir na implementação de um Sistema de Qualidade para o laboratório, com ênfase nas Boas Práticas de Laboratório e no cumprimento dos requisitos da ISO 17025:2017. Especial atenção será dada ao cumprimento dos requisitos técnicos da norma, aplicada aos laboratórios de análise química e sensorial. Destacam-se temas como a seleção dos equipamentos e sua qualificação, escolha de método de ensaio e sua validação, controlo do material de uso corrente no laboratório, acondicionamento e controlo das amostras, formação do pessoal técnico, rastreabilidade das medições e sua veracidade. A validação de métodos analíticos será abordada de modo exaustivo com a execução de exercícios práticos. A UC está organizada em duas áreas temáticas: 1. Metodologias de organização de laboratórios: Princípios de Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Aplicação da Norma NP EN ISO 17025 a laboratórios de análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. 2. Validação de métodos de análise: requisitos mínimos para a validação de métodos qualitativos e quantitativos.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas são do tipo tutorial com apresentação de vários casos de estudo demonstrativos da aplicabilidade dos vários conceitos e temáticas apresentadas. Elaboração /construção de uma folha de cálculo (excel) com os vários parâmetros de validação dos métodos quantitativos e aplicação da folha construída aos resultados obtidos num processo de validação de um método analítico. A avaliação final da unidade curricular terá duas componentes: i. Exame com consulta, de aplicação da norma ISO 17025:2017, (40%); ii. Exame de aplicação da validação de um método de ensaio para um determinado parâmetro de qualidade de uma dada matriz alimentar ou ambiental (60%).