Disciplina Curricular
Metodologias Analíticas Avançadas MAA
Mestrado Bolonha em Qualidade Alimentar e Saúde - Despacho n.º 9438/2016
Contextos
Grupo: Despacho n.º 9438/2016 > 2º Ciclo > Componente Curricular > Optativas > Opção II
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nos últimos anos assistiu-se a uma evolução dos métodos de pré-tratamento e de análise de uma grande diversidade de amostras, com o objetivo de proceder a uma monitorização rápida, seletiva, sensível e robusta de vários tipos de analitos, com enfoque nos analitos em concentrações vestigiais em matrizes complexas. Nesta unidade curricular (UC) serão abordadas metodologias avançadas que respondam a estes desafios. No final da UC os alunos deverão ter adquirido conhecimentos sobre as metodologias avançadas de preparação e análise de várias matrizes (alimentos, água, biota e fluídos biológicos) que estão para além das metodologias de rotina no laboratório, nomeadamente na análise de contaminantes, macro e micronutrientes, compostos bioativos e seus metabolitos, entre outros . Pretende-se ilustrar aplicações no âmbito do controlo de qualidade abord, rastreabilidade, bem como técnicas a usar no estudo da contribuição da alimentação para a saúde humana, nomeadamente em áreas como a metabolómica, proteómica, lipidómica, entre outras. No fim do módulo os alunos deverão ter a capacidade para escolher de entre as várias metodologias disponíveis a mais adequada tendo em conta a respetiva aplicação.
Programa
Nesta UC apresentar-se-ão vários temas relacionados com a aplicação de metodologias avançadas de análise com ênfase em desenvolvimentos recentes, entre os quais: • Técnicas de preparação de amostras (extração assistida por microondas com bio-solventes e solventes alternativos, tecnologia de membranas, técnicas de alta pressão: extração supercrítica e com líquidos pressurizados); • Técnicas espectroscópicas (quimioluminescência, NIR, FTIR-ATR, RAMAN, RMN); • Espectrometria de massa (MS); • Técnicas separativas de cromatografia líquida (LC, LCxLC); • Técnicas separativas de cromatografia gasosa (GC, GCxGC); • Técnicas separativas de eletroforese capilar; • Análise instrumental versus análise sensorial; • Técnicas biológicas: PCR, biosensores, imunoensaios; • A importância da bioinformática no tratamento de dados; • Análises in silico
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino é expositiva e os alunos são estimulados a participar ativamente. A UC contará com a participação de oradores convidados especialistas nas diferentes metodologias e que podem assim contribuir com exemplos ilustrativos de aplicação nas diferentes áreas temáticas. Sempre que possível serão efetuados seminários e visitas de estudo ou serão utilizadas ferramentas de e-learning, que permitam ao aluno familiarizar-se com as metodologias apresentadas. A avaliação da UC será efetuada com base na elaboração de um trabalho escrito sob a forma de artigo de revisão, escolhido de entre um conjunto de temas apresentados pelos docentes. Os alunos poderão propor temas alternativos, desde que aceites pelo responsável da UC. O trabalho escrito deverá ser também apresentado oralmente numa modalidade que permita a sua distribuição pelos docentes e colegas (filme, powerpoint gravado). Posteriormente será agendado um fórum de discussão que contará com a participação de todos os alunos, docentes e sempre que possível convidados especialistas nos temas. A classificação final da UC terá em conta a avaliação do trabalho escrito individual (artigo de revisão, 40%) e a avaliação da apresentação oral (40%) e participação nos fóruns de discussão em grupo, onde se inclui a avaliação contínua efetuada durante o decurso das aulas (20%).