Métodos de Ensino e Avaliações
As metodologias de ensino e aprendizagem adoptadas nesta unidade curricular estão alinhadas com um modelo pedagógico centrado no aluno que promove a aprendizagem ativa e o desenvolvimento de competências-chave. Os conteúdos teóricos são leccionados através de aulas interactivas, onde são introduzidos e discutidos os princípios fundamentais da termodinâmica e dos fenómenos de transferência. Os exercícios práticos, tanto na aula como de forma autónoma, reforçam as competências quantitativas e analíticas. Para incentivar a compreensão aplicada, os alunos participam na resolução de problemas do mundo real e na análise de estudos de caso que ilustram a relevância dos conceitos em sistemas naturais e tecnológicos. Os mini-projectos são utilizados para estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipa e a aprendizagem autónoma, exigindo que os estudantes explorem e apresentem tópicos que integrem vários tipos de fenómenos de transporte. A utilização de recursos visuais como diagramas, gráficos e modelos conceptuais apoia a compreensão conceptual. O feedback contínuo e a avaliação formativa estão integrados em todo o curso para orientar o progresso e apoiar os alunos na obtenção dos resultados de aprendizagem pretendidos. Avaliação contínua com elementos de avaliação escrita e mini-projecto (apresentações e documento escrito).