Objectivos
Mestrado Bolonha em Regulação e Avaliação do Medicamento e Produtos de Saúde
A UC Introdução à Propriedade Intelectual (PI) cobre os conceitos e ferramentas básicas e fundamentais do direito e prática da PI, I&D e Inovação. O nosso objectivo é providenciar conhecimento sobre os aspectos centrais dos quadros jurídicos de PI que se têm revelado valiosos para o desenvolvimento farmacêutico. Estes são conceitos e ferramentas que serão úteis, quer seja um investigador, um empresário, um executivo empresarial, um gestor, ou um agente regulador. Os principais conceitos de PI de capital abrangido neste curso incluem Direitos de Propriedade Intelectual; Invenção; Inovação; A Patente; Valor acrescentado de PI; Produto Farmacêutico; Gestão Farmacêutica; Licenciamento; Acesso a novos medicamentos; Investigação e desenvolvimento; Direito Nacional e Tratados Internacionais e Harmonização do Direito de Patentes Os conceitos aprendidos, são depois aplicados à avaliação de produtos farmacêuticos protegidos por patente. Procedimentos para a obtenção de uma patente (ou seja, definição da invenção: elaboração da descrição e reivindicações, procedimento de preenchimento de um pedido). conceitos de risco e gestão de patentes. O tradeoff entre risco e retorno é explicado no contexto da protecção global de patentes. Neste módulo também introduzimos a diferença entre o Direito regional e as convenções nternacionais e examinamos as implicações para a estimativa do valor de mercado de uma empresa. No final do curso, o aluno deverá estar familiarizado com conceitos fundamentais em PI e ter uma autonomia para discernir as implicações da inovação em medicamentos e o risco de lançamento estão relacionados com um sistema de protecção robusto. Devem igualmente tornar-se leitores experientes de assuntos relacionados com PI. Espera-se a aplicação dos conhecimentos adquiridos, tanto em trabalhos escritos como orais. Esta formação "prática" perspicaz sobre oposição a patentes, nulidade, infração, licença obrigatória está correlacionada com as competências dos estudantes para lidar com questões complexas, promover soluções ou tomar decisões em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações éticas/sociais que resultam de tais soluções.