Sumários
Trabalhos de Tecnologia Farmacêutica I (Laboratório)
5 Abril 2017, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Realização por cada grupo de um trabalho prático correspondente aos seguintes trabalhos práticos a realizar durante o semestre letivo:
-Otimização do tempo de mistura, da carga ótima do misturador e do efeito de pré-mistura sobre a qualidade de uma mistura;
- Avaliação do processo de mistura (convencional e NIR);
-Produção de um granulado em leito fluidizado;
- Preparação de comprimidos por compressão directa e uso de cartas de controlo;
-Preparação de cápsulas gelatinosas;
-Ensaios farmacotécnicos que devem ser considerados na preparação de formas farmacêuticas sólidas.
Tecnologia analítica de processo e produção contínua
5 Abril 2017, 08:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Conceito de tecnologias analíticas de processo (PAT). Sua introdução e avaliação retrospetiva dos principais documentos das agências reguladores. Vantagens da aplicação de PAT na indústria farmacêutica. Principais equipamentos PAT e conceitos de quimiometria. Principais aplicações de metodologias PAT na indústria farmacêutica. Exemplos de implementação de técnicas PAT. Relação com a libertação em tempo real (RTRT). Introdução à produção contínua de medicamentos. Principais operações unitárias. Principais diferenças relativamente à produção em lote e questões legais.
Trabalhos de Tecnologia Farmacêutica I (Laboratório)
4 Abril 2017, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Realização por cada grupo de um trabalho prático correspondente aos seguintes trabalhos práticos a realizar durante o semestre letivo:
-Otimização do tempo de mistura, da carga ótima do misturador e do efeito de pré-mistura sobre a qualidade de uma mistura;
- Avaliação do processo de mistura (convencional e NIR);
-Produção de um granulado em leito fluidizado;
- Preparação de comprimidos por compressão direta e uso de cartas de controlo;
-Preparação de cápsulas gelatinosas;
-Ensaios farmacotécnicos que devem ser considerados na preparação de formas farmacêuticas sólidas.
L2 - Laboratório (I)
4 Abril 2017, 11:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Os alunos divididos em quatro grupos (tipicamente 4 elementos ou em alguns casos 3 elementos) elaboram um trabalho laboratorial de entre os quatro definidos nos protocolos das aulas laboratoriais da UC. Os trabalhos são: a) Otimização e controlo de um processo de mistura; b) Granulação a húmido; c) Compressão e d) Enchimento de cápsulas e ensaios farmacotécnicos. Cada grupo executa o trabalho laboratorial com supervisão do docente sendo que os trabalhos são executados em regime de rotação (cada grupo executa um trabalho diferente) e apenas um trabalho por aula. Os trabalhos são executados em regime de rotação (sendo por isso necessárias quatro aulas laboratoriais para que todos os grupos completem os quatro trabalhos). Os alunos são avaliados de acordo com a sua prestação na aula (preparação do trabalho, resposta a questões do docente, nível de execução e qualidade dos resultados). No inicio da aula seguinte cada grupo entrega um pequeno relatório contendo a descrição do trabalho, principais alterações ao protocolo, principais resultados e discussão crítica.
L2 - Laboratório (I)
4 Abril 2017, 08:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Os alunos divididos em quatro grupos (tipicamente 4 elementos ou em alguns casos 3 elementos) elaboram um trabalho laboratorial de entre os quatro definidos nos protocolos das aulas laboratoriais da UC. Os trabalhos são: a) Otimização e controlo de um processo de mistura; b) Granulação a húmido; c) Compressão e d) Enchimento de cápsulas e ensaios farmacotécnicos. Cada grupo executa o trabalho laboratorial com supervisão do docente sendo que os trabalhos são executados em regime de rotação (cada grupo executa um trabalho diferente) e apenas um trabalho por aula. Os trabalhos são executados em regime de rotação (sendo por isso necessárias quatro aulas laboratoriais para que todos os grupos completem os quatro trabalhos). Os alunos são avaliados de acordo com a sua prestação na aula (preparação do trabalho, resposta a questões do docente, nível de execução e qualidade dos resultados). No inicio da aula seguinte cada grupo entrega um pequeno relatório contendo a descrição do trabalho, principais alterações ao protocolo, principais resultados e discussão crítica.