Sumários

L5 - Laboratório (IV)

16 Maio 2017, 08:00 João Pedro Martins de Almeida Lopes

Os alunos divididos em quatro grupos (tipicamente 4 elementos ou em alguns casos 3 elementos) elaboram um trabalho laboratorial de entre os quatro definidos nos protocolos das aulas laboratoriais da UC. Os trabalhos são: a) Otimização e controlo de um processo de mistura; b) Granulação a húmido; c) Compressão e d) Enchimento de cápsulas e ensaios farmacotécnicos. Cada grupo executa o trabalho laboratorial com supervisão do docente sendo que os trabalhos são executados em regime de rotação (cada grupo executa um trabalho diferente) e apenas um trabalho por aula. Os trabalhos são executados em regime de rotação (sendo por isso necessárias quatro aulas laboratoriais para que todos os grupos completem os quatro trabalhos). Os alunos são avaliados de acordo com a sua prestação na aula (preparação do trabalho, resposta a questões do docente, nível de execução e qualidade dos resultados). No inicio da aula seguinte cada grupo entrega um pequeno relatório contendo a descrição do trabalho, principais alterações ao protocolo, principais resultados e discussão crítica. 



Tecnologia Farmacêutica I

15 Maio 2017, 17:00 Catarina Pinto Reis

Realização por cada grupo de um trabalho prático correspondente aos seguintes trabalhos práticos a realizar durante o semestre letivo:

-Otimização do tempo de mistura, da carga ótima do misturador e do efeito de pré-mistura sobre a qualidade de uma mistura;

- Avaliação do processo de mistura (convencional e NIR);

-Produção de um granulado em leito fluidizado;

- Preparação de comprimidos por compressão directa e uso de cartas de controlo;

-Preparação de cápsulas gelatinosas;

-Ensaios farmacotécnicos que devem ser considerados na preparação de formas farmacêuticas sólidas.


Trabalhos de Tecnologia Farmacêutica I (Laboratório)

15 Maio 2017, 14:00 Paulo José Pinto Salústio

Realização por cada grupo de um trabalho prático correspondente aos seguintes trabalhos práticos a realizar durante o semestre letivo:

-Tempo ótimo de mistura (convencional);

-Produção de grânulos (leito fluidizado);

-Enchimento de cápsulas;

-Ensaios farmacotécnicos.


Monitorização da velocidade de deslocamento de formas sólidas orais no aparelho digestivo; Estratégias para veiculação de fármacos para vários órgãos do aparelho digestivo

15 Maio 2017, 08:00 João Fernandes de Abreu Pinto

Nesta aula foram abordados dois módulos do curso.

Relativamente à monitorização da velocidade de deslocamento de formas farmacêuticas orais sólidas foram apresentadas algumas técnicas de monitorização (ex. marcação com 99mTc) relacionando com as características fisiológicas dos doentes. com base nesta informação o módulo seguinte, estratégias para veículação de fármacos, foi apresentando colocando em perspectiva as várias formas farmacêuticas orais (ex. comprimidos orodispersíveis ou administração de fármacos para o colon).


Aula 5 (L5)

12 Maio 2017, 14:00 João Fernandes de Abreu Pinto

Realização de ensaios farmacotécnicos com ênfase em ensaios de dissolução de formas farmacêuticas sólidas com avaliação dos resultados.

(aula lecionada aos alunos que compareceram apesar da tolerância de ponto – visita Papal)