Sumários
Trabalhos de Tecnologia Farmacêutica I (Laboratório)
10 Maio 2017, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Realização por cada grupo de um trabalho prático correspondente aos seguintes trabalhos práticos a realizar durante o semestre letivo:
-Otimização do tempo de mistura, da carga ótima do misturador e do efeito de pré-mistura sobre a qualidade de uma mistura;
- Avaliação do processo de mistura (convencional e NIR);
-Produção de um granulado em leito fluidizado;
- Preparação de comprimidos por compressão directa e uso de cartas de controlo;
-Enchimento de cápsulas gelatinosas duras;
-Ensaios farmacotécnicos que devem ser considerados na preparação de formas farmacêuticas sólidas.
Design de partículas
10 Maio 2017, 08:00 • João Fernandes de Abreu Pinto
Neste módulo de design de partículas, foram apresentados e discutidos os propósitos de desenhar partículas, sobretudo de fármacos, para um aumento de biodisponibilidade e/ou processabilidade. Neste contexto foram apresentadas as técnicas para desenhar partículas (ex. uso de fluidos em estado supercrítico) e a sua comparação com outras técnicas (ex. formação de dispersões sólidas).
Trabalhos de Tecnologia Farmacêutica I (Teórico-prática)
9 Maio 2017, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Conceção experimental (DoE – design of experiments). Avaliação de casos sobre implementação de PAT.
P4 - Apresentação de proposta de formulação
9 Maio 2017, 11:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
No seguimento da aula 3 cada grupo apresenta oralmente a proposta de formulação e processo de fabrico que iniciou na aula 3. A apresentação é feita durante 20 minutos seguindo-se uma discussão em conjunto com todos os alunos dos méritos e defeitos da proposta apresentada. Após a apresentação de todas as propostas, a turma em conjunto e tendo em conta as disponibilidades de equipamento e de matérias-primas elege uma formulação para executar na aula 10 em ambiente de laboratório. São consideradas as etapas até aos ensaios farmacotécnicos (não havendo acondicionamento ou medidas anti-contrafacção).
P3 - Delineamento experimental
9 Maio 2017, 08:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Em contexto de sala de computadores os alunos divididos em grupos de dois elementos desenvolvem exercícios baseados em conceitos de delineamento experimental, regressão linear múltipla e quality-by-design. Pretende-se que os alunos desenvolvam utilizando software adequado (Modde v10, Umetrics) competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades (fase 1 da aula). Seguidamente é-lhes fornecido um conjunto de resultados previamente obtido da condução de um delineamento experimental com vista à otimização de uma formulação farmacêutica (comprimido) tendo em conta um conjunto de caraterísticas de qualidade (resultados de ensaios farmacotécnicos). Os alunos desenvolvem modelos de regressão multivariada e obtêm as correlações necessárias para interpretar os resultados, fazer simulações e otimização da formulação (fase 2 da aula). Com os modelos matemáticos desenvolvidos, os alunos produzem um design-space (Guideline ICH-Q8) tendo em linha de conta um conjunto de especificações e critérios de qualidade a garantir (fase 3 da aula).