Sumários
Sistemas dispersos: Aerossoles: continuação
22 Outubro 2019, 10:00 • HELENA MARIA CABRAL MARQUES
Sistemas dispersos: Aerossoles: Preparações líquidas para inalação. Pós para inalação. Deposição apos aplicação nasal vs. oral. Dispositivos Inalatórios. Nebulizadores. Inaladores pressurizados com válvulas doseadoras (MDI). Inaladores de pó seco (DPI). Formulação e produção de aerossoles líquidos. Nebulizadores. Inaladores pressurizados com válvulas doseadoras (“pMDI”). Propelentes. (slides 27-48).
Aula 3: Ciclodextrinas
21 Outubro 2019, 08:00 • Joana Marques Marto
Trabalho 5 - Ensaios de solubilidade de fase do complexo ibuprofeno-β-ciclodextrina. Avaliação da estabilidade dos trabalhos 3 e 4.
Apresentações e Suspensões (Práticas)
18 Outubro 2019, 11:00 • Paulo José Pinto Salústio
Apresentações dos trabalhos de emulsões e resolução dos problemas pelos diferentes grupos. Suspensões: definições, excipientes. Preparação e controlos. Floculada e defloculada. Potencial Zeta, viscosidade. Comportamentos reológicos.
G1 - Potencial Zeta, lei de Stockes e cálculos
G2 - Teoria Reologia e cálculos;
G3 - Suspensão de triazolan;
G4 - Suspensão de cefotaxima.
Formulação de suspensões Exercícios de aplicação sobre reologia.
17 Outubro 2019, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Apresentação dos trabalhos das emulsões.
Formulação de suspensões. Exercícios de aplicação sobre reologia.
Distribuição dos temas para os trabalhos de grupo:
G4-Suspensão oral de Antibiótico
G3-Suspensão oral de BZD
G2- Teoria da Reologia + Cálculos 1-5 (quiz)
G1- Potencial Zeta e Teoria DLVO e outras teorias/ forças; Regra Shulze-Hardy; Lei Stokes; Cálculos 1-2 (quiz)
Sistemas dispersos: Aerossoles: Introdução.
16 Outubro 2019, 15:00 • HELENA MARIA CABRAL MARQUES
Sistemas dispersos: Aerossoles: Introdução. Definições e generalidades. Administração pulmonar e noutros orifícios. Espumas vaginais. Aerossoles tópicos. Classificação dos Aerossoles. Via de administração inalatória. Deposição no trato respiratório e factores que a afectam. Propriedades do aerossol (slides 1-26).