Sumários
Aula 23- Toxinas de Origem Natural-Toxicologia Alimentar- Parte 1
16 Maio 2017, 16:00 • Ana Cristina Ferreira da Conceição Ribeiro
Toxinas Fúngicas: Micotoxinas
Micotoxinas. Definição de Micotoxinas; caracterização das principais micotoxinas: aflatoxinas, ocratoxinas, tricotecenos, zearelenona, fumonisinas e alcalóides da Cravagem; efeito das micotoxinas na saúde humana e animal; factores que afectam a magnitude da toxicidade para o homem e animais; mecanismo de ação/orgão alvo; epidemiologia; classificação das Micotoxinas, com base no risco de carcinogénese (classificação IARC).
4ª Semana de aulas laboartoriais
16 Maio 2017, 10:00 • Nuno Filipe da Rocha Guerreiro de Oliveira
Execução de trabalhos laboratoriais. Trabalho 1 - Doseamento do etanol no sangue pelo método de Widmark e por cromatografia gás-líquido; Trabalho 2 - Doseamento do monóxido de carbono e da metahemoglobinémia no sangue; Trabalho 4 - Pesquisa de pesticidas organofosforados numa amostra de terra e determinação da atividade da pseudocolinesterase no plasma.
Avaliação de risco de exposição a químicos
15 Maio 2017, 14:00 • ANA PAULA MARREILHA DOS SANTOS
Parte I
- Realização de problemas de aplicação da matéria dada
Parte II
- Finalização dos trabalhos a realizar pelos alunos sob a orientação do ProfessorAna Paula M dos Santos
Finalização da série laboratorial-L4
15 Maio 2017, 14:00 • Ana Cristina Ferreira da Conceição Ribeiro
Finalização da série laboratorial. Trabalhos em execução: t1 (Determinação do grau alcoólico, t2 (Quantificação da Carboxihemoglobina e Metahemoglobina) e t4 (Pesticidas organofosforados: Determinação da inibição da atividade colinesterásica e avaliação qualitativa da presença de pesticidas em uma amostra de terra). Discussão dos resultados.
Toxicologia dos Pesticidas
11 Maio 2017, 09:00 • ANA PAULA MARREILHA DOS SANTOS
Sumário:
Pesticidas, definição. Objectivos da utilização de pesticidas. Intoxicações agudas e crónicas originadas por exposição a pesticidas.
Classes dos insecticidas. Insecticidas organoclorados. Propriedades físico-químicas. Efeitos tóxicos resultantes de exposições agudas e crónicas. Mecanismo de acção tóxica. Biotransformação e biodegradação dos insecticidas organoclorados.
Insecticidas anticolinesterásicos: ésteres do ácido fosfórico (OF) e ésteres do ácido carbâmico. Mecanismo de toxicidade e principais efeitos agudos dos insecticidas anticolinesterásicos. ADME dos OF. Tratamento da intoxicação aguda.
Piretróides; Sinais e sintomas de uma intoxicação. Mecanismo de ação tóxica. Absorção Metabolismo e distribuição.
Ana Paula Marreilha dos Santos