Métodos de Ensino e Avaliações
O ensino na UC é constituído por duas vertentes complementares: ensino teórico realizado de forma magistral em 2 aulas semanais (50 min/aula) e uma unidade laboratorial (3 h/quinzenal). O ensino teórico proporciona a abordagem teórica dos vários itens do programa, valorizando a apresentação de vários exemplos da sua aplicação na prática farmacêutica, estimulando os alunos a participar e discutir os vários temas. Enquanto no ensino teórico o aluno tem uma atitude passiva, no ensino laboratorial aluno terá que ter uma atitude ativa e pró-ativa, subjacente à realização de várias técnicas laboratoriais em amostras alimentares e à análise crítica dos resultados obtidos A avaliação dos alunos é feita para cada uma das componentes letivas, sendo a classificação final a média da classificação do exame teórico escrito da UC (60%) com a classificação da componente laboratorial (40%). Para a componente laboratorial (40%) contribuem a assiduidade (5%), 3 mini-testes laboratoriais realizados aleatoriamente nas várias aulas laboratoriais (20%) e avaliação oral relativa aos trabalhos realizados (discussão de técnicas e resultados, resolução de exercícios) (15%).