Sumários
Produção contínua e tecnologias analíticas de processo
27 Março 2019, 08:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Nesta aula é introduzido aos alunos o conceito de fabricação contínua, com especial ênfase para a indústria de formulação. São apresentados equipamentos assim como casos de estudo do fabrico em contínuo de medicamentos. São discutidas as principais vantagens e desvantagens deste tipo de produção. Aproveitando o âmbito da produção em contínuo são discutidas diversas tecnologias analíticas de processo, por exemplo, infravermelho próximo, Raman, DLS, ultra-sons, microondas, OCT, FBRM... como forma de monitorização em tempo real destes processos. São discutido ainda questões como a libertação em tempo real assim como definições alternativas de lote e como fazer a rastreabilidade quando se produz em contínuo.
Aula P5.
26 Março 2019, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Apresentação e discussão das apresentações elaboradas pelos alunos sobre as International Guidelines (ICHs) relacionadas com a produção de medicamentos (Quality – Q1-Q12).
Esta aula tem por base a apresentação (15 min) e a discussão (15 min) dos temas referidos. A apresentação fica a cargo de um grupo de alunos e será argumentada pelos alunos dos outros grupos.
grupo 1 – ICH Q1 + Q7; grupo 2 – ICH Q2 + Q8;
grupo 3 – ICH Q9 + Q10; grupo 4 – ICH Q11 + Q12.
Aula P5.
26 Março 2019, 11:00 • Catarina Pinto Reis
Apresentação e discussão das apresentações elaboradas pelos alunos sobre as International Guidelines (ICHs) relacionadas com a produção de medicamentos (Quality – Q1-Q12).
Esta aula tem por base a apresentação (15 min) e a discussão (15 min) dos temas referidos. A apresentação fica a cargo de um grupo de alunos e será argumentada pelos alunos dos outros grupos.
grupo 1 – ICH Q1 + Q7; grupo 2 – ICH Q2 + Q8;
grupo 3 – ICH Q9 + Q10; grupo 4 – ICH Q11 + Q12.
Aula P5.
26 Março 2019, 08:00 • Catarina Pinto Reis
Apresentação e discussão das apresentações elaboradas pelos alunos sobre as International Guidelines (ICHs) relacionadas com a produção de medicamentos (Quality – Q1-Q12).
Esta aula tem por base a apresentação (15 min) e a discussão (15 min) dos temas referidos. A apresentação fica a cargo de um grupo de alunos e será argumentada pelos alunos dos outros grupos.
grupo 1 – ICH Q1 + Q7; grupo 2 – ICH Q2 + Q8;
grupo 3 – ICH Q9 + Q10; grupo 4 – ICH Q11 + Q12.
Apresentação e discussão crítica de temas relevantes para a UC (II)
25 Março 2019, 17:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Apresentação e discussão das apresentações elaboradas pelos alunos sobre as recomendações do ICH em termos de qualidade de substâncias medicamentosas e produtos farmacêuticos com ênfase nas formas sólidas. Esta aula tem por base a apresentação oral (15 min) e a discussão (20 min) dos temas referidos. A apresentação fica a cargo de um grupo de alunos e será argumentada pelos alunos dos outros grupos. Os temas a apresentar são: Grupo 1) Guidelines ICH Q1,Q7; Grupo 2) Guidelines ICH Q2,Q8; Grupo 3) Guidelines ICH Q9,Q10; Grupo 4) Guidelines ICH Q11 e Q12 (draft).