Sumários
Aula 3 (P3).
12 Março 2019, 14:00 • Catarina Pinto Reis
Concepção e delineamento de experiências. Avaliação de casos sobre implementação de QbD no desenvolvimento de processos de fabrico de formas sólidas.
Aula 3 (P3).
12 Março 2019, 11:00 • Catarina Pinto Reis
Concepção e delineamento de experiências. Avaliação de casos sobre implementação de QbD no desenvolvimento de processos de fabrico de formas sólidas.
Aula 3 (P3).
12 Março 2019, 08:00 • Catarina Pinto Reis
Conceção e delineamento de experiências. Avaliação de casos sobre implementação de QbD no desenvolvimento de processos de fabrico de formas sólidas.
Delineamento experimental/QbD
11 Março 2019, 17:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Em contexto de sala de computadores os alunos divididos em grupos de dois elementos desenvolvem exercícios baseados em conceitos de delineamento experimental, regressão linear múltipla e quality-by-design. Pretende-se que os alunos desenvolvam utilizando software adequado (Modde v10, Umetrics) competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades (fase 1 da aula). Seguidamente é-lhes fornecido um conjunto de resultados previamente obtido da condução de um delineamento experimental com vista à otimização de uma formulação farmacêutica (comprimido) tendo em conta um conjunto de caraterísticas de qualidade (resultados de ensaios farmacotécnicos). Os alunos desenvolvem modelos de regressão multivariada e obtêm as correlações necessárias para interpretar os resultados, fazer simulações e otimização da formulação (fase 2 da aula). Com os modelos matemáticos desenvolvidos, os alunos produzem um design-space (Guideline ICH-Q8) tendo em linha de conta um conjunto de especificações e critérios de qualidade a garantir (fase 3 da aula).
Delineamento experimental/QbD
11 Março 2019, 14:00 • João Pedro Martins de Almeida Lopes
Em contexto de sala de computadores os alunos divididos em grupos de dois elementos desenvolvem exercícios baseados em conceitos de delineamento experimental, regressão linear múltipla e quality-by-design. Pretende-se que os alunos desenvolvam utilizando software adequado (Modde v10, Umetrics) competências ao nível da produção de delineamentos experimentais de vários tipos e com várias finalidades (fase 1 da aula). Seguidamente é-lhes fornecido um conjunto de resultados previamente obtido da condução de um delineamento experimental com vista à otimização de uma formulação farmacêutica (comprimido) tendo em conta um conjunto de caraterísticas de qualidade (resultados de ensaios farmacotécnicos). Os alunos desenvolvem modelos de regressão multivariada e obtêm as correlações necessárias para interpretar os resultados, fazer simulações e otimização da formulação (fase 2 da aula). Com os modelos matemáticos desenvolvidos, os alunos produzem um design-space (Guideline ICH-Q8) tendo em linha de conta um conjunto de especificações e critérios de qualidade a garantir (fase 3 da aula).