Sumários
Monitorização da velocidade de deslocamento de formas sólidas orais no aparelho digestivo e estratégias para veiculação de fármacos.
21 Fevereiro 2018, 08:00 • João Fernandes de Abreu Pinto
Neste seminário foram revisitadas as características anatómicas e fisiológicas do corpo humano que interferem com a administração por via oral de formas farmacêuticas sólidas.
Neste contexto foram identificadas as limitações e as potencialidades para a administração oral em cada um dos órgãos que constituem o aparelho digestivo humano. Foram apresentados e discutidos métodos que têm sido usados para confirmação da localização de uma forma farmacêutica após a sua administração.
Desta forma os alunos ficam sensibilizados para o racional que fundamenta as diferentes formas farmacêuticas sólidas orais, desenhando adequadamente uma forma farmacêutica para a administração de um fármaco com propriedades próprias de forma a maximizar o seu efeito terapêutico para o máximo conforto do doente.
Introdução ao Curso
19 Fevereiro 2018, 08:00 • João Fernandes de Abreu Pinto
Foram apresentadas e discutidas as normas gerais de funcionamento da unidade curricular. Foram explicados os conteúdos programáticos e a sua divisão em módulos, particularizando os módulos teórico, prático e laboratorial da unidade curricular. Foram referidos os critérios de avaliação dos módulos da unidade curricular enfatizando os critérios de aprovação/reprovação do aproveitamento escolar dos alunos.
Foram apresentados (VHDias) vários tipos de documentos de suporte ao fabrico de medicamentos.