Sumários

aula laboratorial n.5

28 Março 2019, 14:00 LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO

Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald

Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de vários fluidos (glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel), em viscosímetro rotacional de Brookfield.

Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioativo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).

Trabalho 4: Refratometria – Estudo da variação do índice de refração da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refratómetro de Abbe.

Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância oticamente ativa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.

 

Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.

As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.

Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.


aula teórica n. 12

28 Março 2019, 08:00 LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO

Resumo da aula passada.

Escoamento de Fluidos Não Viscosos (continuação):

            - Vantagens e limitações da equação de Bernoulli.

            - O efeito de Bernoulli em biossistemas.

            - Princípio dos fluxómetros (medidores) de Venturi. Nebulizadores de Venturi em terapêuticas crónicas de disfunções respiratórias. Máscaras de Venturi em oxigenoterapia. Filtros Bernoulli. Determinação da velocidade de escoamento de um líquido através da abertura lateral de um tanque (equação de Torricelli).

        - Discussão da aplicação da equação de Bernoulli, através da observação de alguns perfis de escoamento de fármacos. Início do estudo sobre Fluidos com Viscosidade (fluidos reais).


Aula Laboratorial nº4

27 Março 2019, 11:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

  • Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
  • Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de diferentes fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
  • Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioactivo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
  • Trabalho 4: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
  • Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
  •  
  • Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
  • As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
  • Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.

 

Apresentação e discussão dos resultados experimentais.

Esclarecimento de dúvidas


Aula Laboratorial nº4

27 Março 2019, 09:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

  • Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
  • Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de diferentes fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
  • Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioactivo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
  • Trabalho 4: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
  • Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
  •  
  • Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
  • As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
  • Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.

 

Apresentação e discussão dos resultados experimentais.

Esclarecimento de dúvidas


Aula Laboratorial nº4

26 Março 2019, 18:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

  • Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
  • Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de diferentes fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
  • Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioactivo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
  • Trabalho 4: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
  • Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
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  • Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
  • As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
  • Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.

 

Apresentação e discussão dos resultados experimentais.

Esclarecimento de dúvidas