Sumários
aula laboratorial n. 7
11 Abril 2019, 16:00 • LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO
Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de vários fluidos (glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioativo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
Trabalho 4: Refratometria – Estudo da variação do índice de refração da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refratómetro de Abbe.
Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância oticamente ativa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.
aula laboratorial n.7
11 Abril 2019, 14:00 • LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO
Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de vários fluidos (glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioativo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
Trabalho 4: Refratometria – Estudo da variação do índice de refração da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refratómetro de Abbe.
Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância oticamente ativa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.
aula teórica n. 16
11 Abril 2019, 08:00 • LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO
Resumo da aula passada.
Escoamento de Fluidos Viscosos (continuação):
- Determinação experimental da viscosidade. Viscosímetros; métodos gerais de determinação; campos de aplicação; parâmetros mensuráveis.
- Viscosímetro de Hoppler (da esfera em queda). Dedução da equação de Stokes para a determinação da viscosidade em viscosímetros de Hoppler. Viscosímetros de capilares de vidro (Ostwald, Cannon-Fenske, Ubbelhode). Dedução da equação de Hagen-Poiseuille para a determinação da viscosidade num viscosímetro de Ostwald.
- Viscosímetros rotacionais; medição do momento de força ou da velocidade de corte. Viscosímetro de Brookfield.
- Exercícios de aplicação.
Início do estudo das Propriedades Reológicas dos fluidos.
- Revisão da Lei de Newton para o escoamento. Importância do comportamento reológico de fluidos no âmbito quimio-biológico e farmacêutico. Normas Reológicas adotadas e Terminologia equivalente.
- Classificação reológica dos fluidos. Exemplos. Curvas de fluxo: definição, análise e interpretação. Comportamento reológico de Fluidos newtonianos. Comportamento reológico de Fluidos Não Newtonianos (fluxo independente do tempo). Determinação da Viscosidade aparente.
Aula Laboratorial nº6
10 Abril 2019, 11:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
- Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
- Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de diferentes fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
- Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioactivo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
- Trabalho 4: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
- Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
- Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
- As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
- Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.
Apresentação e discussão dos resultados experimentais.
Esclarecimento de dúvidas
Aula Laboratorial nº6
10 Abril 2019, 09:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
- Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
- Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de diferentes fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
- Trabalho 3: Tensiometria – Determinação da concentração micelar crítica de um tensioactivo (dodecilssulfato de sódio, SDS) a partir de medidas de tensão superficial (método da capilaridade).
- Trabalho 4: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
- Trabalho 5: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
- Os alunos encontram-se organizados em grupos de 2 a 3 elementos.
- As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
- Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.
Apresentação e discussão dos resultados experimentais.
Esclarecimento de dúvidas