Sumários

6ª Aula Prática - Caso clínico (recepção, armazenamento e distribuição de medicamentos)

30 Outubro 2018, 17:00 Maria de Fátima Pinela da Silva Mousinho de Palhares Falcão

Os alunos de 5ª feira (1/11/2018) foram convidados a assistir à aula prática de 20/10/2018.Foi analisado o caso de Doente do sexo masculino, BPC, com 75 anos, história de hipertensão (captopril) e diabetes (insulina detemir e insulina lispro) foi diagnosticado com fibrilhação auricular “de novo”. O doente apresenta uma taxa de filtração glomerular de 50 mL/min e hemoglobina de 13 g/dL. Foi avaliado o risco de acidente vascular cerebral com base no score CHA2DS2-VASC (4 pontos) o que determinou a necessidade de instituição de terapêutica anticoagulante. Calculado o risco de hemorragia associado à terapêutica com varfarina, de acordo com o atria-bleeding-risk-score (3 pontos), considerou-se adequado iniciar terapêutica com varfarina. Alguns meses depois, após dificuldade no controlo do INR, a terapêutica com varfarina é suspensa e instituída terapêutica com dabigatrano (110 mg 2XDia PO). Os alunos começaram por validar a prescrição médica considerando os parâmetros relacionados com o doente e com o medicamento. Analisaram o modo como deve ser feita a transição da terapêutica de varfarina para dabigatrano. Analisaram ainda que medicamentos e em que quantidade deveriam ser enviados na gaveta de dose unitária deste doente bem como outros sistemas de distribuição a utilizar. 


6ª Aula Teórica - Recepção, armazenamento e distribuição de medicamentos na FH

30 Outubro 2018, 16:00 Maria de Fátima Pinela da Silva Mousinho de Palhares Falcão

Obtenção, distribuição e controlo de todos os medicamentos, dispositivos médicos e outros produtos farmacêuticos, utilizados no hospital, quer para doentes em regime de internamento, quer em regime de ambulatório. Conferência técnica e Conferência administrativa. Recepção de medicamentos. Cumprimento das condições de transporte, nomeadamente dos medicamentos termolábeis. Integridade dos cilindros e a correcta identificação dos gases medicinais. Conformidade do certificado de libertação de lote de acordo com a legislação vigente para os hemoderivados. Existência de Anexo VII Modelo 1530 da INCM nos medicamentos estupefacientes e psicotrópicos.  Boletim de análise dos reagentes e matérias-primas. Prioridades de armazenamento. Arrumação por sectores. Critérios de armazenamento. Citotóxicos – Kit de derramamento. Condições especiais de armazenamento de inflamáveis.e injectáveis de grande volume. Medicamento experimental e circuito de distribuição e armazenamento. A distribuição de medicamentos enquanto função da Farmácia Hospitalar. Métodos de distribuição ( Clássica, stocks nivelados e Distribuição individual diária em dose unitária). Vantagens e desvantagens de cada método. Validação farmacoterapêutica da prescrição médica. Parâmetros relacionados com o doente, prescrição não medicamentosa e parâmetros relacionados com o medicamento.


5ª Aula Prática - Caso clínico (sépis)

25 Outubro 2018, 16:30 Maria de Fátima Pinela da Silva Mousinho de Palhares Falcão

Foi analisado o caso de uma doente do sexo feminino, 55 anos, que recorreu ao S.U. acompanhada pelos familiares por quadro de prostração e febre.

Na triagem foram avaliados os seguintes parâmetros:

- Glicemia = 90 mg/dl, dor = 0, Glasgow = Score 14, FR = 32 cpm, T = 39 ºC

que há 2 dias vinha apresentando febre alta que cedia ao paracetamol. Foi discutida avolução do doente e a terapêutica mais adequada ao seu estado clínico.


5ª Aula Prática - Caso clínico (sépis)

23 Outubro 2018, 17:00 Maria de Fátima Pinela da Silva Mousinho de Palhares Falcão

Foi analisado o caso de uma doente do sexo feminino, 55 anos, que recorreu ao S.U. acompanhada pelos familiares por quadro de prostração e febre.

Na triagem foram avaliados os seguintes parâmetros:

- Glicemia = 90 mg/dl, dor = 0, Glasgow = Score 14, FR = 32 cpm, T = 39 ºC

que há 2 dias vinha apresentando febre alta que cedia ao paracetamol. Foi discutida avolução do doente e a terapêutica mais adequada ao seu estado clínico.


5ª Aula Teórica - Apoio Farmacêutico a um Serviço de Urgência

23 Outubro 2018, 16:00 Maria de Fátima Pinela da Silva Mousinho de Palhares Falcão

Características do Serviço de Urgência. Urgência e Emergência. Serviço de Urgência Básico. Serviço de Urgência Médico -Cirúrgico. Serviço de Urgência Polivalente. Métodos de triagem de doentes. Triagem de prioridades de Manchester. Vantagens da Triagem de Manchester. Sépsis. Via Verde sépsis. Algoritmo avançado de avaliação e terapêutica. Antibioterapia. Via verde AVC. Validação da suspeita de AVC. Objectivos do tratamento. Trombólise. Via Verde trauma