Sumários
Sedimentação
20 Março 2018, 08:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
SUMÁRIO:
Sedimentação:
- Contextualização do processo de Sedimentação e Centrifugação nos vários exemplos de relevância nas áreas farmacêuticas.
- Definição de Sedimentação como técnica hidrodinâmica, e suas aplicações.
- Relação entre Sedimentação e Centrifugação.
- Formas e Zonas de Sedimentação.
- Fatores que influenciam a Sedimentação.
- Movimento de uma partícula sólida no seio de um fluido; forças atuantes; estado estacionário; cálculo da velocidade limite.
- Aplicações da velocidade de sedimentação
- Velocidade de sedimentação como medida não específica do processo inflamatório; explicação física para a influência das proteínas plasmáticas na velocidade de sedimentação eritrocitária.
Docente: Ana F Bettencourt
Aula laboratorial 2
19 Março 2018, 16:00 • Célia Maria Cardona Faustino
- Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald.
- Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de 4 fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
- Trabalho 3: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
- Trabalho 4: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
Os alunos encontram-se organizados em grupos de 4 elementos. As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial. Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.
Aula laboratorial 2
19 Março 2018, 14:00 • Célia Maria Cardona Faustino
- Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald.
- Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de 4 fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
- Trabalho 3: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
- Trabalho 4: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
Os alunos encontram-se organizados em grupos de 4 elementos. As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial. Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.
Segunda sessão de trabalhos de Física
19 Março 2018, 11:00 • Humberto Eduardo de Carvalho Santos Ferreira
Viscosimetria.
Reologia.
Refractometria.
Polarimetria.
Aulas Laboratoriais
19 Março 2018, 09:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
- Trabalho 1. Viscosimetria – Determinação da massa molecular relativa média de um polímero (álcool polivinílico) a partir de medidas de viscosidade em viscosímetro de Ostwald
- Trabalho 2: Reologia – Estudo do comportamento reológico de 4 fluidos (seleccionados de entre os seguintes: glicerina, iogurte sólido, iogurte líquido, mel, champô, condicionador capilar, gel duche), em viscosímetro rotacional de Brookfield.
- Trabalho 3: Refractometria – Estudo da variação do índice de refracção da sacarose em função da sua concentração em solução; determinação do teor em sacarose do xarope “Benflux”. Utilização do refractómetro de Abbe.
- Trabalho 4: Polarimetria – Determinação do poder rotatório específico de uma substância opticamente activa (L-prolina), em Polarímetro Bellingham-Stanley.
- Os alunos encontram-se organizados em grupos de 4 elementos.
- As aulas têm a duração de 2h, durante as quais cada grupo de alunos executa um trabalho laboratorial.
- Os trabalhos funcionam em sistema de rotatividade entre os grupos de alunos.