Sumários
Aula laboratorial nº9
16 Maio 2017, 14:00 • Humberto Eduardo de Carvalho Santos Ferreira
Avaliação de apresentações em PowerPoint sobre os trabalhos praticos realizados. Cada grupo de alunos sorteou um trabalho para apresentar dos 5 realizados e preparados.
Aula teórica nº 22
16 Maio 2017, 08:00 • LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO
Fenómenos de Superfície (continuação)
- Breve revisão da matéria dada na aula anterior
- Dedução da equação de Young.
- Discussão de alguns valores de ângulos de contacto para as várias interfaces L/S e de formas farmacêuticas sólidas.
- Referência a outras grandezas, como: pressão de espalhamento, trabalho de adesão (equação de Young e Dupré), trabalho de coesão, trabalho de espalhamento, trabalho de molhamento.
- Avaliação da capacidade molhante através da equação de Washburn. Dedução da equação e da versão modificada.
- Avaliação da capacidade molhante através da Tensão Superficial Crítica.
- Capilaridade. Dedução da equação de Jurin.
Docente: Lídia Maria Veloso Pinheiro
Aula Laboratorial
15 Maio 2017, 18:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
Todos os alunos da turma não compareceram.
Aula Laboratorial
15 Maio 2017, 16:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
- Marcação das presenças.
- Breve revisão sobre os temas: sedimentação e centrifugação; escoamento (Fluidos Ideais e Fluidos Reais)
- Realização de exercícios sobre a sedimentação e centrifugaçao (3.1, 3.2 e 3.4 da Sebenta de Exercícios).
- Realização de exercícios sobre escoamento de fluidos (4.1, 4.2 da Sebenta de Exercícios).
- Colocação de perguntas aos alunos sobre o tema da aula a propósito dos exercícios resolvidos, e esclarecimento das suas dúvidas colocadas durante a aula.
Aula Laboratorial
15 Maio 2017, 14:00 • Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt
- Marcação das presenças.
- Breve revisão sobre os temas: sedimentação e centrifugação; escoamento (Fluidos Ideais e Fluidos Reais)
- Realização de exercícios sobre a sedimentação e centrifugaçao (3.1, 3.2 e 3.4 da Sebenta de Exercícios).
- Realização de exercícios sobre escoamento de fluidos (4.1, 4.2 da Sebenta de Exercícios).
- Colocação de perguntas aos alunos sobre o tema da aula a propósito dos exercícios resolvidos, e esclarecimento das suas dúvidas colocadas durante a aula.