Sumários

Aula laboratorial nº9

16 Maio 2017, 14:00 Humberto Eduardo de Carvalho Santos Ferreira

Avaliação de apresentações em PowerPoint sobre os trabalhos praticos realizados. Cada grupo de alunos sorteou um trabalho para apresentar dos 5 realizados e preparados.


Aula teórica nº 22

16 Maio 2017, 08:00 LIDIA MARIA VELOSO PINHEIRO

Fenómenos de Superfície (continuação)

- Breve revisão da matéria dada na aula anterior

- Dedução da equação de Young.

- Discussão de alguns valores de ângulos de contacto para as várias interfaces L/S e de formas farmacêuticas sólidas.

- Referência a outras grandezas, como: pressão de espalhamento, trabalho de adesão (equação de Young e Dupré), trabalho de coesão, trabalho de espalhamento, trabalho de molhamento.

- Avaliação da capacidade molhante através da equação de Washburn. Dedução da equação e da versão modificada.

- Avaliação da capacidade molhante através da Tensão Superficial Crítica.

- Capilaridade. Dedução da equação de Jurin.


Docente: Lídia Maria Veloso Pinheiro


Aula Laboratorial

15 Maio 2017, 18:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

Todos os alunos da turma não compareceram.


Aula Laboratorial

15 Maio 2017, 16:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

- Marcação das presenças.

- Breve revisão sobre os temas: sedimentação e centrifugação; escoamento (Fluidos Ideais e Fluidos Reais)

- Realização de exercícios sobre a sedimentação e centrifugaçao (3.1, 3.2 e 3.4 da Sebenta de Exercícios).

- Realização de exercícios sobre escoamento de fluidos (4.1, 4.2 da Sebenta de Exercícios).

- Colocação de perguntas aos alunos sobre o tema da aula a propósito dos exercícios resolvidos, e esclarecimento das suas dúvidas colocadas durante a aula.


Aula Laboratorial

15 Maio 2017, 14:00 Ana Francisca de Campos Simão Bettencourt

- Marcação das presenças.

- Breve revisão sobre os temas: sedimentação e centrifugação; escoamento (Fluidos Ideais e Fluidos Reais)

- Realização de exercícios sobre a sedimentação e centrifugaçao (3.1, 3.2 e 3.4 da Sebenta de Exercícios).

- Realização de exercícios sobre escoamento de fluidos (4.1, 4.2 da Sebenta de Exercícios).

- Colocação de perguntas aos alunos sobre o tema da aula a propósito dos exercícios resolvidos, e esclarecimento das suas dúvidas colocadas durante a aula.